Sou Discípulo

Sou Discípulo
Ser Salvo não lhe custa nada, ser discípulo custa tudo!

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Pedindo com Fé

Como é bom ouvir as orações das nossas crianças.  Vocês que têm criança pequena ou que um dia já tiveram, ou até mesmo você que não tem, já deve ter ouvido uma criança orar. Como é pura e sincera a oração de uma criança. Eu tenho aqui para ler para vocês algumas orações que eu encontrei de algumas crianças:

Querido Deus, o Senhor quis fazer a girafa daquele jeito mesmo, ou foi um acidente? Júlia
Querido Deus, eu fui para um casamento e eles se beijaram no prédio da igreja.  Pode isso?  Pedro
Querido Deus, Obrigada por meu irmãozinho, mas o que eu queria era um cachorrinho.  Joyce
Querido Deus, por favor, me mande um pônei.  Eu nunca pedi nada do Senhor antes.  Pode confirmar isso no seu livro de pedidos.  João
Querido Deus, deve ser muito difícil amar todas as pessoas no mundo.  Só tem 4 pessoas na minha família e eu não consigo fazer isso.  Bia
Querido Deus, às vezes eu penso no Senhor, mesmo quando eu não estou orando.  Davi

Eu amo essas orações!  São honestas, não são?  Hoje de manhã vamos focalizar a nossa atenção neste assunto, a oração. E dar continuidade a nossa série de pregações chamada:  "Fazendo um IMPACTO- A igreja em Atos 2".  Atos 2:42 diz: "Eles se dedicavam... às orações."  A nossa letra de hoje é o "P".  Pedindo com Fé. 

Vamos ver o que aconteceu durante uma reunião de oração.  Por favor, abram suas Bíblias em Atos 12Atos 12:1-4 diz: "Nessa ocasião, o rei Herodes prendeu alguns que pertenciam à igreja, com a intenção de maltratá-los, e mandou matar à espada Tiago, irmão de João. Vendo que isso agradava aos judeus, prosseguiu, prendendo também Pedro, durante a festa dos pães sem fermento. Tendo-o prendido, lançou-o no cárcere, entregando-o para ser guardado por quatro escoltas de quatro soldados cada uma. Herodes pretendia submetê-lo a julgamento público depois da Páscoa." 

Essa história começa no versículo 1 com um homem mal chamado rei Herodes.  Esse nome aparece várias vezes no Novo Testamento porque realmente existiam vários Herodes, todos eles da mesma família.  O primeiro Herodes foi chamado, "Herodes, o grande".  Ele era o rei quando Jesus nasceu.  O nome do filho dele era Herodes Antipas, que decapitou João Batista.  Ele teve um filho chamado Herodes Agripa.  Herodes Agripa era o rei durante o começo e crescimento da igreja.  Vemos nos primeiros versículos que ele prendeu alguns cristãos com a intenção de maltratá-los.  Do mesmo jeito que Herodes, o grande, quis matar Jesus e o filho dele matou João Batista, agora Herodes Agripa decidiu matar Tiago.

Vamos notar em versículo 3 que quando Herodes viu que a morte de Tiago agradou os judeus, sendo um bom político, ele prosseguiu prendendo Pedro também.  Isso aconteceu durante a festa dos pães sem fermento.  Herodes não queria matar Pedro durante uma semana "santa", então ele lançou Pedro na prisão até o final desta festa.  Mas porque Pedro tinha se soltado da cadeia antes, ele foi colocado em segurança máxima.  Pedro parecia um tipo de James Bond para Herodes.  Independente da situação, ele sempre conseguia escapar. 

Nós sabemos que Herodes colocou 16 soldados para trabalhar em turnos de 6 horas, para que sempre tivesse 4 homens designados para Pedro de uma só vez.  Dois desses guardas estavam algemados a Pedro, e dois ficavam fora da cela.  Vamos pensar sobre Pedro um pouco.  Ele não está só na prisão, ele está atrás de dois portões fechados, acorrentado a dois guardas, e guardado por mais dois.  Seu amigo Tiago foi morto e Pedro sabe que ele é o próximo.  Então, o que a igreja está fazendo enquanto seu líder está preso?

Vamos ver versículo 5: " Pedro, então, ficou detido na prisão, mas a igreja orava intensamente a Deus por ele." Notamos a palavra, "mas".  Enquanto Herodes estava implementando seu plano maligno, a igreja estava orando.  A igreja não desistiu quando Pedro estava na prisão.  Herodes tinha todo o poder do estado, mas os cristãos buscavam poder do alto. 
Essa palavra traduzida "intensamente" é usada somente mais uma vez no novo testamento, quando Jesus estava orando no Getsêmani antes de morrer.  Lucas 22:44 diz: "Estando angustiado, ele orou ainda mais "intensamente"; e o seu suor era como gotas de sangue que caíam no chão."  A igreja estava orando com paixão e com dor.  Assim como o suor de Jesus caiu como gotas de sangue quando ele orou, a igreja pediu com todos os seus recursos: corpo, alma e espírito para clamar em oração fervorosa em prol de Pedro.

Vamos continuar lendo a história: Versículos 6-11 " Na noite anterior ao dia em que Herodes iria submetê-lo a julgamento, Pedro estava dormindo entre dois soldados, preso com duas algemas, e sentinelas montavam guarda à entrada do cárcere. Repentinamente apareceu um anjo do Senhor, e uma luz brilhou na cela. Ele tocou no lado de Pedro e o acordou. "Depressa, levante-se! ", disse ele. Então as algemas caíram dos punhos de Pedro. O anjo lhe disse: "Vista-se e calce as sandálias". E Pedro assim fez. Disse-lhe ainda o anjo: "Ponha a capa e siga-me". E, saindo, Pedro o seguiu, não sabendo que era real o que se fazia por meio do anjo; tudo lhe parecia uma visão.  Passaram a primeira e a segunda guarda, e chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade. Este se abriu por si mesmo para eles, e passaram. Tendo saído, caminharam ao longo de uma rua, e de repente, o anjo o deixou. Então Pedro caiu em si e disse: "Agora sei, sem nenhuma dúvida, que o Senhor enviou o seu anjo e me libertou das mãos de Herodes e de tudo o que o povo judeu esperava"."

Se parássemos de ler aqui, poderíamos dizer que a oração funciona e que a igreja primitiva apresentou uma fé incrível quando enfrentou uma dificuldade grande.  Mas, há algo mais aqui nessa história.  Esses irmãos oraram intensamente e em unidade.  Mas, eles também duvidaram.  Na verdade, isso me incentiva, porque eu, muitas vezes, faço a mesma coisa.  Eu tenho fé quando estou orando, mas também tenho algumas dúvidas.  Já se sentiu assim?  Alguém disse uma vez que a fé é igual a "crença+descrença+agindo na parte da crença".  Eu gosto dessa definição porque mostra que sempre existirá dúvida misturada com a nossa fé.

Vamos ler versículos 12-17: " Percebendo isso, ele se dirigiu à casa de Maria, mãe de João, também chamado Marcos, onde muita gente se havia reunido e estava orando.  Pedro bateu à porta do alpendre, e uma serva chamada Rode veio atender.  Ao reconhecer a voz de Pedro, tomada de alegria, ela correu de volta, sem abrir a porta, e exclamou: "Pedro está à porta! " Eles porém lhe disseram: "Você está fora de si! " Insistindo ela em afirmar que era Pedro, disseram-lhe: "Deve ser o anjo dele". Mas Pedro continuou batendo e, quando abriram a porta e o viram, ficaram perplexos. Mas ele, fazendo-lhes sinal para que se calassem, descreveu como o Senhor o havia tirado da prisão e disse: "Contem isso a Tiago e aos irmãos". Então saiu e foi para outro lugar."

Vamos tentar imaginar essa cena.  Pedro corre até a casa onde ele sabe que está acontecendo uma reunião de oração.  As pessoas orando talvez estavam dizendo: "Oh, Senhor, esta é a última noite antes da execução de nosso amado Pedro, justamente como aconteceu com o nosso irmão Tiago.  Querido Senhor, por favor, liberte o nosso..."  Eles escutam alguém batendo na porta, mas continuam orando.  "Liberte o nosso irmão..."  Então alguém ainda está batendo na porta.  Finalmente Rode, a serva, se levanta para atender a porta.  Ela volta logo depois e interrompe os guerreiros de oração.  Ela diz que Pedro está na porta.  Eles acham que ela enlouqueceu.  Ela continua insistindo que é Pedro.  No versículo 15 eles sugerem que deve ser o anjo de Pedro.  Eles estavam dispostos a acreditar que o anjo de Pedro tinha aparecido depois de sua morte, mas não estavam dispostos a acreditar que o anjo de Deus tinha libertado ele da morte.

Vamos observar os pronomes plurais.  "Eles" abriram a porta e "eles" ficaram perplexos.  Parece que por razões de segurança os irmãos decidiram abrir a porta juntos para ver quem estava do outro lado da porta.  Eles abrem um pouquinho... e Pedro diz, "E aí pessoal.  Vocês estão fazendo o quê?  Estão tendo uma reunião de oração?  Tenho que ir.  Paz."  Eu fico feliz por isso estar na Bíblia.  Não somente porque é uma história engraçada, mas porque mostra que os apóstolos e líderes da igreja primitiva eram pessoas iguais a nós.  Mas, não devemos perder o ponto espiritual.  Deus não somente responde a oração, mas seu poder não depende de uma oração perfeita.  

Enquanto a fé tem um lugar crucial na oração, não se deixe dizer: "Eu quero orar por isso, mas eu acho que não tenho a fé suficiente." Em vez disso devemos orar sempre dizendo: "Senhor, Eu creio; ajuda-me a vencer minha incredulidade."  A minha parte é orar em obediência e com a quantidade de fé que eu consigo ter.  A parte de Deus é responder a oração.  A oração não deve ser simplesmente algo mecânico que fazemos todos os dias.  A oração não é o que queremos de Deus.  É o nosso reconhecimento de Deus e do que Ele já tem feito em nossas vidas.  A oração é a nossa conexão com Deus.

Vamos ver alguns princípios que podemos tirar desta passagem.

1) Ore como primeiro recurso e não o último.  Quando os cristãos ficaram sabendo que Pedro estava na prisão eles se reuniram para orar.  Infelizmente, esta não é sempre a nossa primeira inclinação.  Oramos depois que temos tentado todas as outras maneiras para resolver o problema.  Oramos quando reconhecemos que estamos totalmente desamparados.  Oramos quando não temos nada a perder.  Mas, o que devemos estar perguntando é, "O que eu tenho perdido por não orar?"  Tiago 4:2 diz, "... Não têm, porque não pedem."  Alguns de nós não têm a provisão de Deus ou a benção de Deus em nossas vidas simplesmente porque não temos pedido.

Isso me lembra do homem que queria colocar esse princípio em ação. Ele orou o seguinte: "Eu quero te agradecer, Senhor, por estar tão perto de mim até o dia de hoje.  Com a ajuda do Senhor eu não tenho sido impaciente, não tenho tido raiva, não tenho me irritado, não tenho julgado ninguém, eu não tenho tido ciúmes... mas, eu vou estar levantando da cama daqui a pouco, Senhor, e eu acho que vou precisar de tua ajuda."

2) Ore com determinação, mesmo quando você não estiver se sentindo motivado.  Lembrem que em Atos 12:5 diz: "... mas a igreja orava intensamente a Deus por ele."  O nosso impulso natural é de ser preguiçoso na oração.  Talvez oramos assim, "Senhor, podes fazer isso?  Obrigado. Amém."  ou  "Senhor, salve o mundo. Amém."  A maneira certa de orar é ser específico, focado, e sincero.  "Senhor, eu quero colocar João diante do Senhor hoje.  Por favor, salve-o de seus pecados.  Faça com que ele reconheça a necessidade de seguir o Senhor.  Toque no coração dele.  Mande pessoas para falar com ele do teu amor..."  Às vezes o nosso problema é que não somos específicos o suficiente, e , às vezes, o problema é francamente que nós não oramos muito. 

3) Orar com persistência mesmo quando você quer desistir.  Este princípio é bem parecido com o segundo.  É muito fácil desistir quando não vemos a mudança imediatamente.  Deus responde a oração no tempo dEle, e não no nosso.  E, Ele disse que podemos pedir mais de uma vez.  Vemos isso em Lucas 18:1 que diz, "Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar."  Você percebeu o fato de que, na nossa história de hoje, Pedro não foi solto até a última noite antes de sua execução?  O Senhor atrasou sua resposta, mas a igreja continuou orando. Quando o momento era certo, Deus respondeu.  Talvez você tem orado por muito tempo sobre a salvação de um familiar amado.  Continue orando!  Não desista!  A oração persistente e fervorosa agrada a Deus.

4) Ore com os outros e não somente sozinho.  A oração constante foi oferecida a Deus para Pedro pela igreja.  Existe poder em oração conjunta.  Pergunta: Você está orando com alguém regularmente?  Se não, eu encorajo você a frequentar os cultos de oração nas quartas à noite, ou fazer parte de um pequeno grupo durante a semana, onde você possa orar com outros irmãos.

5) Ore com fé em Deus independente da resposta.  Tantas vezes nós confundimos a oração de fé com a oração de confiança num resultado específico.  E, quando a resposta de Deus não combina com o nosso desejo, duvidamos se temos a fé suficiente.  Duvidamos se Deus até ouvindo as nossas orações ou não.  Irmãos, Deus deseja que coloquemos a nossa fé n'Ele, não nas respostas que achamos que Ele deva dar.

Vamos pensar novamente sobre Pedro.  Ele parecia ter esse tipo de fé.  Versículo 6 diz que ele estava dormindo.  Isso é surpreendente.  Eu não conseguiria dormir se eu soubesse que eu ia morrer amanhã de manhã.  Pedro, provavelmente, era o único cristão em Jerusalém dormindo naquela noite.  Os outros estavam orando por ele.  A fé de Pedro estava em Deus, e não numa resposta específica de oração. 
Lembrem que a igreja tinha orado por Tiago como estavam orando por Pedro.  E a fé de Pedro não teria sido pouca se tivesse sido executado naquele dia.  Sua fé permitiu que ele confiasse em Deus, mesmo se não tivesse sido resgatado.  A fé verdadeira depende de nossa confiança em Deus, na Sua bondade, e Sua justiça.  Não depende da quantidade de confiança que podemos ter de que Deus vai responder uma oração específica, de uma maneira específica.

Você está numa situação sem esperança hoje de manhã?  Ore.  Ore como seu primeiro recurso.  Junte seus irmãos para orar com você.  Ore com fervor e energia.  Ore de acordo com a vontade de Deus.  Ore continuamente.  Não desista.  Você nunca sabe o que Deus vai fazer.  Deus, em Jeremias 33:3 clama ao seu povo para vir até Ele. É isso que Ele está dizendo para nós hoje de manhã: "Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece."  A maior estratégia de satanás tem sempre sido de dizer: "Não chame. Não peça.  Não dependa de Deus para fazer grandes coisas.  Você pode fazer muito bem sozinho, com sua própria inteligência e forças." A verdade é que satanás não tem muito medo de nossos esforços humanos, mas ele sabe que ele será prejudicado quando levantarmos nossos corações ao Senhor.

Se vocês lembram, no início da história o poderoso e grande Herodes estava perseguindo a igreja.  Ele tinha o  poder da espada e a ameaça da prisão do lado dele.  O que a igreja tinha?  A igreja tinha a oração.  E a igreja usou a oração.  A história termina com Herodes dando um grande discurso onde ele recebeu elogios e louvor do povo.  No versículo 22 o povo gritou, "É voz de deus, e não de homem".  Mas o julgamento de Deus chega e no versículo 23 diz, " Visto que Herodes não glorificou a Deus, imediatamente um anjo do Senhor o feriu; e ele morreu comido por vermes."  Vemos como a situação mudou.  O capítulo começa com Tiago morto e Pedro na prisão, e Herodes triunfando.  O capítulo termina com Herodes morto, Pedro liberto, e a Palavra de Deus triunfando.  Versículo 24 diz, "Entretanto, a palavra de Deus continuava a crescer e a espalhar-se."

Vamos resumir o que aprendemos desse evento da igreja.

1. Ore como primeiro recurso e não o último.
2. Ore com determinação, mesmo quando você não estiver se sentindo motivado.
3. Ore com persistência, mesmo quando você quiser desistir.
4. Ore com os outros, e não somente sozinho.
5. Ore com fé em Deus independente da resposta. 

Você quer fazer um impacto para Cristo individualmente?  Então, ore.  Pratique esses princípios.
Essa igreja quer fazer um impacto nesse mundo, nessa comunidade? Então, ore.  Faça a oração uma prioridade.  Busque o poder de Deus e pare de confiar no seu próprio poder e forças.  Que Deus nos abençoe.  Amem!

By Daniel Palk - Abril, 28 de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário