Sou Discípulo

Sou Discípulo
Ser Salvo não lhe custa nada, ser discípulo custa tudo!

segunda-feira, 25 de março de 2013

Membros ou Discípulos


Introdução:

Você sabe a diferença entre membro de igreja e discípulo de Cristo?
Parece ser a mesma coisa, mas não é?
Há diferenças, entre ser um membro de igreja e ser um discípulo de Cristo.
Você é membro da igreja? Ou discípulo de Cristo? 

O membro acha que o sermão deveria ser mais evangelístico;
O discípulo prega o evangelho.
O membro espera que lhe apontem na tarefa;
O discípulo toma a responsabilidade para si.
O membro, quase sempre murmura e reclama;
O discípulo é obediente e nega-se a si mesmo.
O membro reclama que não é visitado; o discípulo visita.
O membro vê problema; o discípulo traz solução.
O membro não quer deixar os bancos da igreja, o discípulo está disposto a sair e servir;
O membro gosta de comodidade, o discípulo está disposto a sacrificar-se;
O membro entrega parte de seus recursos, o discípulo entrega sua vida;
O membro espera que definam sua tarefa,
O discípulo vai à busca de suas responsabilidades.
O membro espera por oportunidades, o discípulo cria oportunidades;
O membro sonha com a igreja ideal, o discípulo trabalha para torna-la real;
Ao membro agrada um banco confortável, o discípulo se dispõe a carregar a cruz;
O membro diz: “eu vou pensar”, o discípulo diz: “eis-me aqui”;
 O membro é valioso, o discípulo é indispensável.

O membro

         Em Jo. 13: 16. O servo não deve ter mais alívio que o seu senhor. Olhando a maneira como Jesus deu ênfase à missão, percebemos que Jesus se escravizou na missão. Eu não vejo Jesus fazendo algo para si mesmo. Olhando tudo isso em Jesus, eu posso dizer que sou discípulo Dele? Ou membro da igreja? O discípulo não é maior e não deve ter mais alivio que seu mestre.
Será que dá para frear Jesus? Ou dizer: Jesus não se dedique tanto, por que eu vou ser seu discípulo, e eu tenho que lhe imitar, e não quero me envolver tanto.  Se Jesus sendo nosso mestre e nosso Senhor fez o que fez, e eu como discípulo? Quanto por centro do tempo de Jesus, dos recursos de Jesus, dos talentos de Jesus, da vida de Jesus, Ele usou em prol do reino? Responda para si mesmo (tempo para responder) e agora que temos a resposta eu sou, ou você é, discípulo de Cristo?
Lembrando que o discípulo não tem mais alivio; se isto é verdade então, eu estou mais para membro que para discípulo. O membro não tem muita responsabilidade com a causa do mestre; o membro faz se der e se puder! O membro chega até falar que as coisas de Deus são as mais importantes, mas a luta dele é para si mesmo. O membro nunca tem tempo para as coisas da igreja, ate sabe que as cosas materiais não durarão para sempre, mesmo assim não consegue tempo para as coisas espirituais, que são as necessidades da igreja.

Eu estou falando do membro que é discípulo o qual nós somos, ou deveríamos ser discípulos e não membros! Olhando para os discípulos, nós vemos o mestre na dedicação, no interesse, no investimento no reino de Deus, no evangelismo. Se eu digo que sou discípulo, as pessoas têm que olhar para mim e ver o mestre; eu tenho que imitar a Cristo! Mas se digo que sou discípulo, eu tenho obrigação de ser como Cristo.  Mas como, se o mestre tem os alvos, as prioridades totalmente diferentes de mim? Lc 6: 40. O discípulo não está acima do seu mestre; se você vê um discípulo com mais alivio que seu mestre; isto é um forte sinal que ele não é discípulo. Olha para mim, e olhe para Jesus; eu só Vivo de mim para mim mesmo. Jesus viveu 100% de sua vida dedicada à obra de Deus investindo no trabalho de Deus, Jesus só pensava no trabalho do reino, Ele não teve tempo para pensar em seu futuro, em seu bem estar, Ele renunciou tudo e disse que quem não renunciar a tudo não pode ser discípulo d’Ele!  Você pode ser discípulo d’Ele? (Lc14: 33). . Se o discípulo não está acima de seu mestre, olhando para o trabalho de Jesus em prol do Reino e olhando para mim, eu estou mais para mestre do que para discípulo, mas eu digo que sou discípulo e qual é o problema?  Já olhando para os membros é visível que entre o mestre e o discípulo, o mestre é aquele que tem mais alivio ou pelo menos são iguais. Então a conclusão é que, todos os membros são mestres e Jesus é o único servo, ou seja, todos os membros são mestre de Jesus.
Em nenhum lugar do mundo onde houver senhor e servo nós veremos o senhor se dedicar mais que os servos; o servo cuida, não das suas necessidades, mais das de todos. Já o senhor cuida da sua própria, sendo assim quem é o mestre e quem é o discípulo?
Eu como um discípulo de Cristo devo lutar para me dedicar, para me interessar, para investir na obra de Deus polo menos o quanto Jesus se interessou, se dedicou, se doou; isto para fazer valer o que eu sou, eu sou discípulo de cristo? Caso contrário eu sou membro da igreja; talvez um bom membro mais nunca um discípulo de Cristo. Mt. 10: 25, diz: Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor.  Ser como o meu Senhor; eu estou longe, eu preciso olhar menos para mim, eu preciso investir menos em mim. A palavra discípulo traz este preço, por isso é mais fácil ser membro! Quem é você na igreja?

O Discípulo

          O discípulo é totalmente ao contrario do membro; o discípulo sabe que nada trouxe para o mundo e nada irá levar; sabe que nada neste mundo tem valor, o futuro do discípulo, o tesouro dele está no céu por isto, se ele tiver um pedaço de pão e uma roupa para vestir, ele fica contente! E todo o tempo, todo o recurso ele usa em prol do reino de Deus. Seu futuro, seu recurso, seu tempo é para o reino de Deus. Igreja cheia de discípulos é uma igreja rica em todos os sentidos, ela não tem nenhuma necessidade, isto por que os discípulos lutam para ser iguais ao mestre que não teve alivio, não acumulou tesouro para si, basta ao discípulo ser igual o mestre MT. 10: 25. A igreja com discípulos cresce com rapidez, ela avança com temor, com eficiência, com fervor, já pensou todos os discípulos investindo no reino como o Mestre?  Os discípulos no 1º século investiram, doando não só seus recursos, mas suas vidas, eles ficavam cheios de alegria quando sofria pelo nome de Cristo; isto por que eles queriam pelo menos serem iguais ao mestre. E hoje? Hoje não é necessário ser igual ao mestre? Como eu posso ser pelo menos igual ao mestre? Será que é cuidando da minha vida, cuidando das minhas necessidades, se esquecendo das necessidades da igreja, se esquecendo da missão da igreja ou de Cristo? Entre as minhas necessidades, meus interesses e as da igreja ou de Cristo, qual eu devo buscar em primeiro lugar? MT 6: 33.Os membros se sentem como? Você já assistiu o filme alto da compadecida?  (o cachorro morre); é a cara de um membro que acha que pode  dedicar  totalmente em sua vida. E as coisas da igreja ou de Deus dá-se um jeitinho. O discípulo não! O discípulo busca em primeiro lugar o Reino de Deus de fato e de verdade.    
Conclusão:
           Todos os discípulos são membro, mais nem todos os membros são discípulos!
Quando a igreja tem membros e não discípulos a igreja tem todas essas necessidades e muito mais. Os membros guardam recursos os discípulos investem na obra do Senhor. Eu digo que o meu tesouro está no céu, que aqui na terra nada tem valor, que a minha parte está no céu. Eu digo: o que adianta eu ganhar o mundo inteiro e perder a minha alma, digo que devo viver para Deus. Investir não em minha vida mais nas coisas de Deus, da igreja, da irmandade. Mas como estaria a igreja se eu vivesse o que digo?  Eu peço oração aos irmãos para que Deus me ajude a olhar menos para mim mesmo e olhar, pensar e investir mais nas coisas de Deus, da igreja e da irmandade.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário