Sou Discípulo

Sou Discípulo
Ser Salvo não lhe custa nada, ser discípulo custa tudo!

domingo, 21 de abril de 2013

O Alvo e a motivação do verdadeiro discípulo de Jesus Cristo


Venho falando há algumas semanas sobre o verdadeiro discípulo de Cristo. 
No inicio da serie eu refiz a pregação de Luizinho com algumas modificações, porém com a intenção de mostrar aos irmãos as diferenças que há entre ser um simples membro de igreja, resmungão, inerte, ocioso. E o discípulo que sabe o que tem que ser feito; 
que sabe o valor do discipulado, que envolve renuncia morte, desprendimento e empatia.
Na semana passada falei um pouco sobre este mesmo discípulo está envolvido e empenhado por transformar a igreja onde vive na comunidade do “UNS AOS OUTROS”, envolvendo amor, serviço, humildade, respeito, entre outras coisas mais.
E hoje para terminar esta primeira parte de ministrações sobre discipulado, quero mostrar o caminho para se tornar um autentico e verdadeiro discípulo do nosso Senhor Jesus cristo.
Todos, se não a maioria de nós já passamos pelas águas do batismo. Todos alguns dias no desespero ou na razão do conhecimento, decidiram por entregar suas vidas a Jesus. 
Eu e Dnª Helena fomos testemunhas do batismo de quase todos aqui presentes.
Mas aquele dia já passou, e hoje, depois de 1, 2, 3,4 ou mais anos depois daquele momento qual é a sua decisão?
Você vive numa nostalgia, de sentimentos que passaram? As palavras que vocês proferiram naquele momento, foram repetidas quantas vezes após aquele momento? Quantas vezes, como naquele momento, você pôde dizer, Jesus está me guiando?
A palavra de Deus diz no livro de Apocalipse: Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor. Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do seu lugar. Apocalipse 2:4-5
O meu intuito hoje é fazer-nos reatar o nosso laço com o Senhor de nossas almas. Refazer nosso compromisso diante d’Ele e de todos os irmãos. Renovarmos nossos votos. Tornarmos motivados como foi naquele glorioso e festivo dia do nosso novo nascimento.
·         Jesus deixa bem claro que a decisão de se tornar discípulo é voluntaria!
o   Lucas 9: 23a - Jesus dizia a todos: "Se alguém quiser acompanhar-me!
o   Ninguém era assim, como ninguém é hoje, obrigado a seguir Jesus. Então a primeira coisa que nós precisamos avaliar é se estamos decididos a fazer a vontade d’Ele.
o   Certa vez, uma criança perguntou para sua mãe: - mamãe, hoje eu tenho escola? A Mãe respondeu: - não meu filho hoje é sábado. E o menino insistiu: - e amanhã, eu tenho? Mas uma vez a mãe respondeu: - não, manhã é domingo, você não precisa ir a escola nos fim de semana, você esta de folga. A criança sorridente replicou: - então eu posso brincar e fazer o que eu quiser? Pode – Respondeu a mãe. Ao passo que a criança saiu correndo pela sala, gritando: - oba, hoje eu não preciso fazer a vontade de Deus.
o   Como estamos pensando em relação à folga. Você pensa estar de folga no feriado, em dias santos, nas suas férias? Quer dizer então que eu não preciso atender ao telefone quando um irmão ligar? Que eu não vou estar em comunhão porque é feriado, e no feriado não estou disposto a estar com os irmãos, ao passo que já estou com eles na maioria do tempo? Se você pensa assim. Não pensa como um discípulo. Imagine alguém virando pra você depois de um evento da igreja e dizendo – no próximo fim de semana é feriado, não vai ter nada na igreja não né? Eu preciso de um descanso. Preciso ficar um pouco de férias da igreja. A decisão é sua, pois Jesus foi bem claro quando disse – quem quiser!
·         Discípulo de cristo dá muitos frutos.
o   Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. "Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.
Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados. Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido. Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos.  João 15:4-8
o   Muitas pessoas pensam, eu não quero pecar pra não ir pra o inferno. Outros dizem, Deus me livre estar fora do corpo de Cristo. E ainda outros pensam, eu não quero desagradar a Deus não perdoando meus irmãos.  Mas eu quero dizer uma coisa que facilmente passa despercebido neste texto. Observe que no final que Deus é glorificado pelo fato de nós darmos frutos. E o texto não fala apenas de frutos, mas acrescenta o ‘muito’, temos que dar muitos frutos e não qualquer fruto, ou frutos feitos de qualquer jeito. E mais em cima ele diz algo que particularmente me assusta o texto diz: Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados. Alguns de vocês já sabem o que é fogo no contexto bíblico, mas ao que não sabem uma palavra traduz com eficiência o fogo do texto. E esta palavra é inferno. Ou seja o que Jesus está dizendo que Você pode ter sido criado na igreja, pode ter sido batizado na igreja, pode ser que tenha casado na igreja, morrido na igreja, e ainda assim acordar no inferno, caso você esteja meramente na igreja e não em Cristo, e ainda não der dado ao Senhor os seus talentos, não ter servido às necessidades do corpo de Cristo.
o   Conta uma história que certa vez, um pai, sentindo a ausência do seu único filho que não aparecia alguns meses, decidiu convidá-lo para um jantar. O pai disse: filho eu estou querendo te ver, e por isso preparei um jantar pra nós dois. Você aceita o meu convite? O filho meio sem jeito respondeu: - o Sr vai me tirar do testamento se eu não for? 
o   O que estamos dando a Deus? O que resta? O que não nos faz falta? E com quais motivações? Pense no fato de que precisamos dar frutos e se somos discípulos de Cristo e precisamos frutificar discípulos.
·          Discípulos conhecem o seu mestre
o   Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.  João 17:3.
o   Você conhece Jesus? Conhece mesmo? Vejam o que algumas pessoas disseram a respeito de Deus –
§  Jó - Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram.  Jó 42:5
§  Davi - O Senhor confia os seus segredos aos que o temem, e os leva a conhecer a sua aliança. Salmos 25:14
§  Moisés - O Senhor viu que ele se aproximava para observar. E então, do meio da sarça Deus o chamou: "Moisés, Moisés! " "Eis-me aqui", respondeu ele.  Êxodo 3:4
§  Faraó - O faraó respondeu: "Quem é o Senhor, para que eu lhe obedeça e deixe Israel sair? Não conheço o Senhor, e não deixarei Israel sair".  Êxodo 5:2
o   Se alguém nos parar na rua, sabendo que nós somos discípulos de Jesus, e nos perguntasse: - quem é Jesus? Como ele é? Alguns de nós de forma mecânica, como uma resposta enlatada responderíamos: - ele é o Senhor, o Rei dos Reis... Jesus é tudo pra mim, é o meu salvador. Mas eu quero desafiar você a pensar um pouco mais sobre isso. Reflita lá no intimo do seu ser! Quem é Jesus pra você? De verdade! E veja se o que você é e faz condiz com o que Ele representa para você!
o   Se Jesus é o meu senhor, o que eu devo ser d’Ele? Se Jesus é o meu salvador, o que eu sou d’Ele? Se ele é o meu Rei, o que eu sou d’Ele? Se ele é meu amigo, o que eu sou d’Ele? Se Jesus é o meu mestre? Então o que eu devo ser d’Ele?
Você conhece Jesus? Diz-me como Ele é! Mostre-me sua face! Mostre-me o seu amor! Mostre-me a sua obra! Mostre-me o seu caráter! Você conhece Jesus?
·         O discípulo é como o mestre.
    • Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.  Romanos 8:29
    • Agente olha pra uma criança e diz: - não nega de quem é filho, é cara do pai, até o jeito de andar! Lembram-se daqueles que disseram que queria conhecer Jesus, lembra-se que eles queriam que nós os mostrássemos-nos o mestre? Vai soar desafiador, mas somos como espelho, onde o mundo deve ver refletida a imagem de Jesus. Algumas pessoas céticas, críticas dirão logo, nós não somos perfeitos, então ninguém deve esperar de mim grande coisa. Ou ficam a bisbilhotar a vida do irmão, para certificar-se da imagem que o irmão esta refletindo. Eu digo uma só coisa a você: o Evangelho é pra você! A palavra de Deus é para você! Não queria aplicar a chamada de Deus para os outros. Deus esta falando com você!
    • Lembre-se irmão, de qual era o nosso destino! Você já parou para imaginar se no ultimo minuto, ali no getsêmani, orando, pedindo pra Deus passar o cálice, Jesus desistisse? O que seria de nós? A mais linda historia de amor, foi Jesus que contou! E o seu amor nos alcançou! Resgatou-nos! Transformou-nos! Santificou-nos! Libertou-nos! Salvou-nos! Então como disse no inicio desta mensagem, quero fazer com que os verdadeiros discípulos de Jesus, que voltemos ao primeiro amor! Que nos dediquemos às coisas espirituais! Que vivamos o evangelho de verdade! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário